sexta-feira, dezembro 11, 2009
Os anos zero em contagem final
É a década dos zeros. E naturalmente que já proliferam as listas. A Rolling Stone (jornalismo de peso, sempre; críticas musicais, bem, já gostei mais) já fez a sua lista.

Podem vê-la aqui e parar de ler o texto - pelo menos se o epíteto de spoiler se aplica ao que se segue.

Mas eu digo já tudo. A RS diz que o melhor álbum da década é o Kid A, dos Radiohead. O álbum é brilhante, sem dúvida. Mas em 1998 (ou foi em 97?) os Radiohead lançaram OK Computer, que é brilhante, com "mais um bocadinho assim". Eu ainda não sei qual é que eu acho que é o melhor da década. Mas o que a RS fez não se faz. É que o melhor álbum dos Radiohead é o OK Computer. E se Kid A é o melhor da década dos zeros, então os anos 90 foram melhores do que estes... E isso é uma coisa triste de se ouvir.
posted by P. @ 1:03 da tarde  
3 Comments:
  • At 1:53 da tarde, Blogger Simão said…

    P,

    esta década é bem diferente da de 90. Fez-se tanta coisa boa nesses dez anos que estar aqui a enumerar bandas e álbuns era capaz demorar um bocadinho.

    Creio que o OK Computer é melhor que o Kid A, mas diferente. Não é fácil para uma banda como os Radiohead largar as guitarras (que revisitaram claramente em "In Rainbows"). Só que esta década traz uma coisa que não havia na anterior: a forma de divulgação e de aquisição de música mudou drasticamente. O MySpace ajudou mas é o download sem limites que leva a um excesso de música. Por estarmos em contacto com cada vez mais material, é-nos complicado escolher. Na década de 90, não havia álbum que se equiparasse ao OK Computer - mesmo que houvesse, não seria tão divulgado.

    Por isso, esta é a década da divulgação, com mais música que na anterior. Para mim, o disco da década estará entre os primeiros de Franz Ferdinand, Arcade Fire, Strokes ou LCD Soundsystem. 2009 é dos Micachu, com o seu "Jewellery".

    Cumprimentos


    www.whenyourearound.blogspot.com

     
  • At 2:29 da tarde, Blogger P. said…

    não ouvi micachu. Vou tratar disso ainda este mês. Deste ano, gostei de muita coisa mas o meu favorito do ano deve sair entre yeah yeah yeahs, animal collective, sonic youth, sunset rubdown ou o xenophanes do omar-rodriguez lopez (provavelmente entre estes dois últimos).

    Radiohead, valha-nos isso, são tema para discussão longa. Mas levantas uma questão essencial nos nossos dias, sobre o impacto da net na própria indústria musical. Não há dúvida de que hoje em dia é mais difícil do que nunca encontrar álbuns raros (já que todo o manancial de informação é positivo mas ironicamente às vezes dificulta as descobertas)

    O Kid A é fantástico até porque consegue sobreviver/demarcar-se por completo do OK Computer. E isso por si só já é meritório. Mas para escolher um da década, acho que o meu também saia entre LCD Soundsystem, Arcade Fire e mais uns poucos.

    Já agora, já o tinha dito antes mas 2009 tem sido um ano musical com mais coisas do que 2008.

     
  • At 2:30 da tarde, Blogger Ursdens said…

    Eh pá, falar de milagres é sempre complicado e de deuses ainda pior... Mas como os Radiohead são deuses e, tanto o kid A como o OK computer são milagres, a coisa é difícil de decidir...

    Para mim, a melhor música nesses dois albuns é o "exit, music for a film", que vem no OK computer! Haviam de experimentar ouvir isso à noite, em volume altíssimo e num bosque longe da civilização e logo saberiam do que falo! :)

    Quanto ao álbum, no cômputo geral, gosto mais do Kid A... Um álbum em que a electrónica refinada e minimal chega à pop antes de ter chegado a todas as elites é um marco na música!

    Cumprimentos! :)

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates